Envie as suas ideias, pensamentos, acções. Intervenha!

sábado, 21 de agosto de 2010

Epitáfio ao Jorge Conceição

Escrevi estas palavras em memória do pai da minha actual companheira,tragicamente retirado da nossa companhia em Luanda num acidente de viação, pessoa com quem tive o prazer de conviver nestes últimos três anos e por quem em tão pouco tempo desenvolvi uma grande estima. Só me foi possível escrever este epitáfio colocando-me no lugar da sua filha que tanto o amava e que me conseguiu transmitir esse mesmo amor através de algumas palavras e frases que aqui incorporei.

- As palavras são sempre poucas, e nunca bonitas o suficiente para se descrever um grande amor. O Jorge Machado Conceição a que todos se habituaram a chamar unicamente de Jorge, atencioso, meigo, sério com o seu rosto de menino brincalhão, paciente nas suas interpelações aos que lhe eram mais chegados, responsável na vida e no trabalho, dedicado e companheiro, foi um pai sereno e um amigo fiel.
O meu pai! A tua falta deixou-me um vazio profundo, que cavo cada vez mais em cada lágrima que tenho chorado por ti. De nenhuma outra forma consigo expressar todo o sofrimento que a tua ausência me causa, só o meu pranto para expressar o tanto que sinto. A saudade tão duramente sofrida que agora carrego não é por somente teres sido um bom homem para todos, mas por teres sido, acima de tudo, o meu conselheiro, o meu cúmplice, o meu amigo. Tu tinhas o dom de ser pai, para mim só nasceste para ser pai e desempenhaste esse dom de tal maneira que eu nasceria mil vezes só para ser de cada vez, novamente a tua filha.
Perdi o meu pai, o meu leme, o meu amor de todos os dias. Mas não perdi, meu pai, estes três últimos anos em que tive a felicidade de viver mais próxima de ti, nestes anos não descobri nada que já não soubesse, só te amei ainda mais e tu só te dedicaste ainda mais. Vou guardar estes momentos passados contigo como se guarda uma jóia rara, meu pai, não em uma qualquer caixa, não ficarás em álbuns de fotografias, a jóia que tu foste pai, ficará para sempre guardada neste coração destroçado da tua inconsolável Mimi. Guardo de ti os teus ensinamentos e tudo o que fizeste questão de me ensinar e hei-de ensinar exactamente da mesma maneira a quem queira aprender quem foi o Jorge Conceição.
Não consigo me despedir de ti meu pai, estarás eternamente ao meu lado, ao lado da tua família, ao lado dos teus amigos, tu que foste um tio dedicado, um irmão, um avô, um sogro que em pouco tempo cativas-te, um companheiro para as mulheres que amaste e soubeste continuar a estimar como se não soubesses deixar de amar. Foste um homem maravilhoso meu pai.
Sinto que a partir do momento em que ocorreu esta tragédia uma responsabilidade maior nasceu em mim porque tu existes, não só no meu coração mas no meu sangue e hei-de ser sempre, orgulhosamente a tua filha. Amo-te eternamente …

Sem comentários:

Enviar um comentário